Dúvidas Frequentes - FAQ



Cursos Livres e Gratuitos

Está com alguma dúvida sobre os cursos Livres e Gratuitos? Aqui você encontra respostas sobre os principais assuntos.

É só procurar por um tópico ou, se preferir, usar o campo de pesquisa. Com base no que você digitar, apresentaremos uma lista de perguntas relacionadas.

Caso você ainda não tenha conseguido esclarecer sua dúvida, mesmo após a leitura das principais dúvidas elencadas aqui (clique aqui), para que possamos ajudá-lo de forma mais personalizada.

Dúvidas Frequentes

Como faço para acessar os cursos da UniverCemig Virtual?

Primeiramente, é necessário preencher o cadastro na página da UniverCemig Virtual, clique em: https://univercemig.cemig.com.br/ead
E clique na imagem do curso que deseja realizar sua inscrição, veja abaixo:

 

Você será direcionado para essa página. Clique no botão azul para realizar seu cadastro.

 

Preencha seus dados e clique em realizar cadastro.

 

 

Após realizar o cadastro, você será direcionado para outra tela e deverá confirmar sua matricula no curso, clique em: fazer matrícula:

 

 

 

De posse do login e senha você consegue realizar o curso.


Veja o passo a passo para acesso ao curso, após seu cadastro e matrícula:

 

Acesse o portal da UniverCemig EAD Virtual

 

2 - Informe o seu login (e-mail cadastrado) e a senha (criada por você no ato do cadastramento) nos campos respectivos:

Você entrará no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

3 - Clicar no Curso para entrar na sala de aula

Você agora está na sala de aula.

 

4 - Clique em Material Didático e inicie seus estudos.

 

 



Quero fazer outro curso, preciso fazer novo cadastro?

Não. Você dever clicar no curso que deseja realizar sua inscrição. Siga os passos abaixo:
1- Clique no curso que deseja realizar a inscrição:



Você será direcionado para essa página:

2- Clique no botão azul para realizar seu login:



3- Realize seu login:



4- Clique em Fazer Matrícula:



Pronto você está inscrito no outro curso que selecionou:



Como faço para ver todos os cursos que estou matriculado?

Para ver os cursos que realizou matricula, você deverá realizar os passos a seguir:
1- Acesse o portal da UniverCemig Virtual
https://univercemig.cemig.com.br/ead

2- Clique em acessar:



3- Informe o seu login (e-mail cadastrado) e a senha (criada por você no ato do cadastramento) nos campos respectivos:



Após realizar seu login na plataforma, no seu painel você visualiza o(s) seu (s) curso(s):



Ao final do curso, recebo certificado de conclusão?

SIM. Para que seu certificado seja liberado, você deverá realizar o estudo de todos os Módulos, realizar a avaliação geral do curso e obter um aproveitamento mínimo de 60% e os demais requisitos necessários do curso que está inscrito.
No início do Módulo I de todos os cursos, contém todas as informações e os requisitos para emissão do seu certificado
Atenção! O certificado é liberado em até 48h após a conclusão dos requisitos necessários. .

O Certificado de Conclusão é reconhecido pelo MEC?

O Ministério da Educação (MEC) não faz a certificação de instituições que não sejam de nível fundamental, médio, técnico ou superior.
Nossos cursos são classificados como livres e de atualização ou qualificação profissional, portanto, não necessitam de portaria de regulamentação e, consequentemente, não são reconhecidos pelo MEC.

Além disso, a lei nº 9.394, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional mostra que os cursos livres passaram a integrar a Educação Profissional, que é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Esta mesma lei cita que não há exigência de escolaridade anterior para esta modalidade de ensino*.

Os cursos oferecidos pela UniverCemig Virtual são livres e sem tutoria. São válidos em todo o território nacional e podem constar no seu currículo.
*Fonte: Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais

É possível enviar meu Certificado de Conclusão por e-mail ou via Correios?

Não! A UniverCemig Virtual não envia certificados por e-mail ou via Correios.
A impressão é feita, via sistema, pelo próprio aluno.
O certificado fica disponível na aba Histórico e pode ser impresso a partir de qualquer computador que tenha uma impressora conectada.

O Certificado de Conclusão tem prazo de validade?

Não. Os certificados não têm prazo de validade e estarão disponíveis até 30 dias após a conclusão do curso.

Posso apresentar o Certificado de Conclusão como horas complementares na Universidade?

Muitos alunos realizam nossos cursos para apresentar como atividades complementares tanto em universidades, quanto em empresas, para promoção na carreira, mas não são todas que aceitam. É importante verificar essa informação, antecipadamente, com a secretaria da universidade ou junto ao RH da empresa.
Atenção: A data que será impressa no certificado (constante no campo período) é a data real de início e término do curso e não há possibilidade de alteração dos dados nem das datas, uma vez que tudo é controlado via sistema.

Como faço para imprimir o Certificado?

Após acessar a área de cursos utilizando o login (CPF ou e-mail cadastrado) e a senha (criada por você no ato do cadastramento), siga os passos abaixo:

• Entre na Sala de Aula do Curso

• Clique em CERTIFICADO

• Clique em Obter Certificado

O certificado será exibido na tela.

• Clique no botão Imprimir. Ajuste o formato da página para Paisagem. Pronto! O certificado será enviado para sua impressora

Há algum tipo específico de papel para imprimir o Certificado?

Geralmente os certificados são impressos em papel de gramatura 180g/m², pois o papel é mais grosso e mais difícil de amassar, porém, isso não é uma obrigatoriedade.

Quais informações constam no Certificado de Conclusão?

As informações disponíveis no certificado são:

• Logotipos da UniverCemig Virtual

• Nome do aluno

• Nome do curso

• Carga horária

• Período em que o curso foi realizado

• Código de autenticidade

• Assinatura digital do representante da UniverCemig

• Conteúdo Programático

O Certificado de Conclusão possui algum tipo de autenticação?

Sim, possui.

Os certificados emitidos pela UniverCemig Virtual possuem um código de autenticidade.
Cada certificado possui um código único, composto por uma combinação de xx caracteres alfanuméricos.

No caso da realização de mais de um curso, o Certificado de Conclusão poderá ser emitido de forma única, totalizando as cargas-horárias?

Não. Isso não é possível.

Para cada curso em que o aluno é aprovado é liberada a impressão de um certificado.

É possível acessar os cursos da UniverCemig via dispositivos móveis, como telefones celulares?

Sim, é possível.

O portal da UniverCemig Virtual é compatível ao acesso via smartphones e tablets e os cursos oferecidos também!

Qual a configuração mínima que eu preciso ter em meu computador para ter acesso aos cursos oferecidos pela UniverCemig?

A configuração mínima necessária é:

• Windows 7 (ou superior)
• Acesso à Internet
• Navegador de Internet (browser)
• Conta de e-mail válida (e individual)
• Bloqueadores de pop-up e scripts desabilitados
• Plug-ins do Java e Flash Player instalados e atualizados*

Como desativar o bloqueador de script?

Você já deve ter observado que alguns sites exibiam os anúncios de propagandas abrindo novas janelas. Essas janelas chamavam-se pop-ups. Para o usuário era muito desagradável ter de fechar a janela a todo momento.

Para minimizar este incômodo, os browsers (navegadores) criaram o bloqueador de pop-ups e esta questão foi resolvida.

Agora, existem janelas de anúncios que possuem um botão "Fechar" quase imperceptível e, por este motivo, não são reconhecidos como pop-ups. Para interromper este novo incômodo, os browsers criaram os ADBlocks, ou seja, bloqueadores destas propagandas.

A questão é que estes bloqueadores de script podem impedir que os certificados de conclusão dos cursos da UniverCemig Virtual sejam impressos com êxito.
Cabe a você, prezado aluno, descobrir qual extensão está instalada em seu navegador. Se não souber, desative todas as extensões.
Para mais informações sobre ADBlocks, recomendamos que você realize uma pesquisa em sites de busca.

O Portal UniverCemig é seguro?

Sim, é seguro!

Ao clicar no cadeado no browser é possível visualizar o certificado e seus detalhes.

Não consigo acessar o ambiente da UniverCemig Virtual. Aparece a informação que o Login e Senha possuem caracteres especiais ou que os dados são inválidos.

Certifique-se de que você está digitando os dados de acesso (e-mail e a senha) corretamente.
O sistema diferencia letras maiúsculas e minúsculas.

Importante:
- Ao informar o login e senha, verifique se não há espaços em branco.
- Evite copiar e colar o login e a senha, pois este procedimento acrescenta um espaço em branco aos dados, impossibilitando o acesso aos cursos.
- O anti pop-up deve estar desativado no seu navegador.

Não lembro minha senha. Como devo proceder?

Neste caso, clique em Esqueceu sua senha?, localizado abaixo do campo Senha, no cabeçalho da página inicial.

Em seguida, basta preencher o campo solicitado

 



Posso alterar a senha de acesso ao curso?

Sim, você pode alterar a senha de acesso para uma outra, de sua preferência.

Clique no seu perfil e depois em preferências

 

Clique em mudar senha