CONVÊNIO

IMPORTANTE: 

Informamos que por deliberação da Diretoria Gestão de Pessoas - DGP, a distribuição de bolsas, objeto do convênio Unifemm em 2022 não será realizada. 

Foi decidido apenas pela manutenção do benefício para empregados que já foram contemplados nos anos anteriores.

As bolsas distribuídas até 2021 estarão asseguradas pela renovação do termo do convênio em fase de análise pelo jurídico.


Cooperação técnica entre o Centro Universitário de Sete Lagoas - Unifemm e a Cemig, mediante a alocação de recursos humanos, técnicos, tecnológicos e materiais disponíveis.

Constitui objeto deste ACORDO DE COOPERAÇÃO a cooperação técnica entre o CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS - UNIFEMM e a CEMIG, mediante a alocação de recursos humanos, técnicos, tecnológicos e materiais disponíveis para o desenvolvimento de trabalhos conjuntos de ensino, pesquisa e transferência de tecnologia, destinados a implementar ações para geração de conhecimentos, práticas e desenvolvimento de abordagens teórico-metodológicas adequadas ao contexto brasileiro, estabelecendo conceitos, técnicas e modos de intervenção que auxiliem as empresas do setor elétrico. 

A UNIFEMM é uma entidade privada sem fins lucrativos e teve sua origem em 1966, de uma iniciativa de membros do Rotary Club de Sete Lagoas de fornecer bolsas de estudo a jovens carentes de Sete Lagoas. Atualmente é o maior Centro Universitário de Sete Lagoas e região com a mais completa infraestrutura universitária. 

O Acordo de Cooperação Técnica não envolve aporte financeiro para sua implementação e tem conteúdo idêntico ao Acordo de Cooperação, firmado pelas entidades parceiras em 2011, conforme autorizado pela Diretoria Executiva da CEMIG por meio da Comunicação de Resolução da Diretoria – CRD nº 245/2011, de 24/08/2011, e em vigência até setembro de 2021 conforme renovação celebrada por meio da Comunicação de Resolução da Diretoria - CRD nº 324/2016, de 27/09/2016.  

Para 2022, a renovação está em tramitação e os interessados na distribuição das bolsas deverão aguardar notícia a ser veiculada no Cemig online a respeito. O critério para 2022 foi definido para 100% para os 2 empregados melhor classificado no processo seletivo e 50% para outros 2 empregados. 

Tem como principal benefício para a CEMIG a concessão de 5% das vagas destinadas ao curso de Engenharia Elétrica, com bolsa integral no valor aproximado de R$1.358,00 mensais cada. Atualmente a CEMIG tem em torno de 35 funcionários estudando gratuitamente do 1º ao 10º período. Além disso, tem o objetivo de formar mão de obra capacitada em Sistema Elétrico de Potência, ficando estes profissionais aptos assumirem atividades em qualquer empresa do Setor Elétrico, incluindo prestadoras de serviço à CEMIG. 

Para a UNIFEMM representa uma oportunidade de diferenciar o currículo de seus alunos, em relação ao que atualmente é aplicado em outras instituições de ensino, uma vez que os mesmos vivenciam ambientes de Usinas, SEs, Linhas e Redes nos laboratórios da UniverCemig conferindo ao curso maior qualidade. Também se utiliza dos laboratórios da UniverCemig em suas aulas práticas garantindo ao curso de Engenharia Elétrica da UNIFEMM conceito 4 pelo MEC na escala que vai de 1 a 5. 

Por fim o Acordo de Cooperação Técnica permite o intercâmbio de conhecimento entre profissionais das instituições parceiras que trabalham em projetos conjuntos ampliando seus conhecimentos. 

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas pelo link ​, ou contato com a Coordenadora do Curso de Engenharia Elétrica, Profa.Denise de Freitas Silva pelo telefone 31-2106-2199 ou Leonardo Locarno, da UniverCemig, pelo SIT 918487.​​ 

Última atualização: domingo, 30 jan. 2022, 21:37